O desafio
A Metalusa procurava reduzir os custos energéticos da sua operação industrial, aumentar o autoconsumo da energia fotovoltaica produzida e diminuir a dependência da rede elétrica, num contexto de variação de preços e produção intermitente.
Era necessário garantir uma gestão inteligente da energia, capaz de tirar partido das diferenças de preço da rede e de maximizar o valor da produção fotovoltaica existente.
Soluções
Foi implementada uma solução integrada de produção fotovoltaica e armazenamento em bateria, com controlo inteligente dos ciclos de carga e descarga.
Através de um sistema de gestão energética avançado, a energia é armazenada nos períodos mais favoráveis e utilizada estrategicamente para reduzir consumos da rede, aumentar o autoconsumo fotovoltaico e explorar oportunidades de arbitragem de preços.
Características da implementação
- Gestão de 54,6 MWh de energia
- Otimização dos ciclos de carga e descarga para maximizar poupança
- Aumento do autoconsumo fotovoltaico
- Redução do consumo proveniente da rede elétrica
- Exploração de diferenças de preço da rede através de arbitragem
- 1,6 ciclos diários médios de utilização da bateria
Energia Inteligente ao Seu Alcance
A nossa localização
SEDE — Ladeira da Paula 6, Murteira Antanhol, 3040-574 Antanhol (Coimbra)
DELEGAÇÃO LISBOA — Centro de Negócios da AIP-CCI, Piso 2 sala 19/20 Praça das Indústrias, 1300-307 Lisboa


